Tudo o que precisa saber antes de visitar o Museu do Louvre

Museu do Louvre é um dos mais famosos museus do Mundo inteiro. Visitar Paris e não visitar o Louvre, é como ir a Roma e não visitar o Papa.

Está localizado no Palácio do Louvre no centro de Paris. Este é o Museu mais visitado do Mundo com 8.5 milhões de visitantes em 2009. As obras que ele alberga são também muito conhecidas como a Mona Lisa e a Vitória de Samotrácia.

Se vai em viagem para Paris, marque pelo menos 1 dia inteiro para visitar o Museu do Louvre. Menos do que 1 dia , será muito difícil aproveitar tudo o que o Louvre tem para oferecer.

Museu do Louvre - França

Museu do Louvre: Dicas para se conseguir orientar

O edifico do Museu passou por várias transformações ao longo do tempo e já foi uma fortaleza, um palácio sendo actualmente um grande conjunto de prédios que são usados inteiramente pelo Museu.

O Museu está dividido em três alas, a Ala Sully a lesta, a Ala Richelieu a norte e a Ala Denon ao sul que faz fronteira com o Rio Sena. A pirâmide muito conhecida do Museu começou em 1983 quando François Mitterrand se lembrou de renovar o edifício.

O arquitecto que ganhou o projecto decidiu criar uma pirâmide de vidro no pátio central que foi inaugurada em 1988. A segunda parte do plano, a Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée) foi acabada em 1993.O Museu tem mais de 380 mil itens e mantém pelo menos 35 mil em exposições. As obras estão distribuídas por oito departamentos de acordo com o tipo de obra.

Comprar bilhete sem filas

Para evitar filas demoradas e perder grande parte do seu tempo na mesma, recomendamos que compre o seu bilhete aqui. É bastante simples e seguro, e só tem de chegar à porta e apresentar o seu bilhete eletrónico.

Museu do Louvre - Paris, França

Museu do Louvre: Departamentos e diferentes áreas

Antiguidades Egípcias

Este departamento do Louvre tem mais de 50 mil objectos que vão desde o Antigo Egipto até arte copta. Esta exposição está instalada na Ala Denon e tem objectos como papiros, múmias, amuletos, vestuário e armas entre outros. Algumas das mais famosas peças desta colecção incluem o Escriba sentado, a estátua de Amenemhatankh, o busto de Akhenaton entre muitas outras.

Antiguidades do Oriente Próximo

Neste departamento podemos encontrar obras relacionadas com o Oriente Próximo (países no sudeste asiático entre o mar Mediterrâneo Irã) desde o seu princípio até á presença muçulmana. A colecção das obras começou em 1843 quando Paul-Émile Botta fez uma expedição a Khorsabad e criou o Museu Assírio do Louvre. Na colecção destaca-se a Estela dos Abutres, as estátuas de Gudea e Ebih-il e os painéis de azulejos esmaltados de Susa.

Arte Grega, Romana e Etrusca

Nesta colecção podemos encontrar peças de todo o Mediterrâneo desde o Neolítico até ao Helenismo. Nas principais peças podemos encontrar a Dama de Auxerre, a Vitória de Samotrácia, os retratos de Agripa, o Hermes amarrando as sandálias e o vaso Hércules.

Arte Islâmica

Este é o mais recente departamento do Museu do Louvre mas mesmo assim conta com mais de seis mil peças na sua colecção e abrange a história da arte Islâmica na Europa durante 13 séculos. Nas principais peças destacam-se a Píxide de al-Mughira, o Batistério de Saint-Louis e um poema épico em persa de Ferdowsi.

Artes decorativas

Arte da Idade Média até aos meados do século XIX. Entre as obras encontram-se a coroa de Luís XV, o ceptro de Carlos V, o Vaso Suger e a decoração dos apartamentos de Napoleão III.

Pintura

A secção de pintura é em boa parte composta por pintura francesa mas o norte da Europa e a Itália também contribuem com boa parte. A colecção começou a ser feita por Francisco I ainda no tempo em que o Museu era um forte. Nas peças mais valiosas podemos encontrar a Mona Lisa, a Pietá de Avignon, O Juramento dos Horácios, a Nau dos Insensatos entre muitas outras pinturas.

Gravuras e desenhos:

Este departamento conta com mais de 100 mil peças na sua colecção. Devido Ao papel ser um material muito sensível à luz apenas parte das obras está em exposição sendo frequentemente substituídas. Podemos encontrar desenhos de Leonardo da Vinci, Rembrandt, Delacroix e Fragonard.

Esculturas

Esta área conta com esculturas principalmente anteriores a 1850 e que não se enquadrem noutros departamentos. Como autores das esculturas podemos encontrar Jean Goujon, François Rude, Andrea e Michelangelo.

Museu do Louvre - Paris, França

A vasta colecção de obras do Museu do Louvre permite agradar a todos os quadrantes dos amantes de arte.Se vai viajar para Paris, não deixe de visitar este museu único a nível mundial.



    Artigos relacionados
    visitar paris 3 dias
    Visitar paris em 3 dias Embora Paris seja uma cidade magnifica e cheia de atracções,visitar Paris em 3 dias é possível. Repleta de pontos de turismo lúdicos e culturais, Paris é uma das mais aclamadas e conhecidas cidades a nível mundial. Dona de uma beleza inigualável, Paris é uma cidade que desperta a paixão de todos aqueles que por ela
    hoteis em Paris
    Escapadela de 3 dias em Paris Paris é uma cidade a visitar em qualquer altura do ano,seja no Inverno onde poderá encontrar um pouco de neve e as ruas enfeitadas do Natal, seja na Primavera em que a cidade fica mais luminosa, ou no Verão, onde a cidade se encontra mais vazia, pois a maior parte dos Parisienses vai de férias…
    Museus em Paris: os principais monumentos Uma das grandes dificuldades para quem visita a capital Francesa por poucos dias, é saber o que visitar em Paris.Diáriamente há dezenas de voos low cost para Paris, e os visitantes chegam ás centenas todos os dias,em parte porque Paris tem uma enorme variedade de museus e monumentos para todos os gostos e feitios. Ficam
    museus em londres
    Museus em Londres: o que não pode perder Provavelmente já viajou para Londres, durante um fim de semana, 3 ou 4 dias , ou até uma semana.A verdade é que a cidade de Londres tem tanto para ver que quando terminam as nossas férias, ficamos com a sensação de que vimos muito pouco…Londres é um dos centros culturais mais ricos da Europa e
    Paris, França - Noite
    Roteiro para um fim de semana em Paris Visitar e conhecer Paris num fim de semana, é algo quase (para não dizer totalmente) impossível. Com tanto que há para ver e visitar, dois dias são apenas um “cheirinho” desta bela e eterna cidade. Também conhecida por Cidade das Luzes, cidade do Iluminismo, ou até mesmo Cidade do Conhecimento. É hoje considerada a capital mundial
(C) 2008 - 2019 - viagens low cost – Reservar viagens baratas | Tema WordPress por Sybo