Viagem a Marrocos – Artigo 6 Concurso

Publicidade

Fui a Marrocos em Abril. O vôo foi pela Ryanair, custou setenta euros. Saído de Madrid entrei por Tanger para depois seguir de camioneta para Chefchaouen. Ainda antes de o avião levantar vôo já se notava o regatear e algazarra tipico do povo Marroquino, alguns dos passageiros marroquinos recusavam-se a sair de sair dos lugares reservados, suponho que à tripulação. Enquanto isso o piloto ia avisando pelo sistema de som que se não se sentavam ía perder o slot de vôo e nos íamos atrasar. À chegada ainda mal as rodas tinham tocado no chão a maior parte dos passageiros marroquinos levantaram-se e agarram nas malas, não sei onde queriam ir, mas esperaram tanto como quem ficou sentado.

Chegada a Marrocos:

Algum caminho a pé, de taxi e três horas de camioneta e estávamos chegados a Chefchaouen, Um vila incrustada nas montanhas com uma zona antiga, ou medina como se chama em Marroquino, que parece saída de um filme de fantasia. Quase todas as paredes e grande parte do chão estam pintadas de azul, um azul que varia entre o turquesa e o bebé.

viagem marrocos

Ficámos no Guernica, um bonito hostel gerido por um espanhol, chegámos guiados por um  guia adolescente local que não tinhamos requisitado, vim a descobrir que isto era o normal, quando alguem é simpatico espontaneamente em Marrocos é de desconfiar, levou-nos às voltas pela vila para tentar justificar o dinheiro que ia pedir no fim e para pelo caminho tentar vender hachixe, tapetes e quarto no hostel do primo.

Chefchaouen é uma vila pacata onde não se passa muito, bebe-se chá e vê-se as vistas, a comida é boa e os restaurantes são baratos, tudo é feito com ingredientes fescos e baratos o que é uma agradavél mudança para um europeu da cidade.

Ficámos dois dias e seguimos para Fez.

A parte antiga, ou medina, de Fez é uma gigante cidade mercado consevada no tempo desda idade média. As ruas são estreitas e retorcidas, com cheiro intenso a peles a curtir e excrementos de todos os animais que por ali há, as mecadorias são tranportadas por mulas, cabeças de camelo e de cabra jazem penduradas nos talhos, e tudo se regateia, claro.

Encontrar um quarto em Fez não é fácil, fomos arrastados por vários quartos particulares de aspecto e odor suspeito cujos guias não requisitados insistiam que eram hotéis, lá nos fartámos e decidimos procurar sozinhos um que o nosso livro-guia recomendava. Uma riad bastante luxuosa ainda que de gosto suspeito, talvez fosse bom gosto no cultura local.

Ao terceiro dia decidimos visitar o novo-Fez, a parte moderna da cidade. A diferença é abismal, novo Fez não tem nada de medieval, não há mulas nem tapetes pendurados em cada esquina, é uma cidade razoávelmente cosmopolita com pessoas vestidas de forma elegante e cafés cheios de gente a beber chá, faz lembrar um Portugal de há umas decadas atrás, tudo é muito sóbrio e com um aspecto conservador.

A viagem de volta a Tanger não foi particularmente agradável, com uma gastroentrite cada uma das 6 horas passadas na camioneta parecia durar muito mais. O que me consolava era o pensamento da aragem fresca de uma cidade junto ao mar. Assim era, Tanger não tem o cheiro sufocante das cidades interiores de Marrocos. Um ex-forte Portugês domina o centro da cidade antiga, de vistas viradas ao estreito de Gibraltar por aqui passaram várias potências maritimas europeias com intenções de dominar a entrada de navios no mediterraneo.

Marrocos é um pais bonito e pitoresco algo adormecido no tempo. As pessoas são geralmente simpáticas quando não querem vender nada. Espero voltar um dia com tempo para visitar o deserto.

Artigo escrito por: João Costa

Publicidade 300x250_Escapadinhas_AlwaysOn
Publicidade
    Artigos relacionados
    voos porto marraquexe
    Ryanair termina a rota Porto-Marraquexe Os voos da Ryanair do Porto para Marraquexe, serão suspensos a partir do dia 24 de Março.Apesar de ser a única rota da Ryanair para fora da Europa, a rota não teve o sucesso esperado,infelizmente não chegou a durar um ano. Publicidade (adsbygoogle = window.adsbygoogle
    circuitos de ferias marrocos
    Circuito de férias em Marrocos Em tempo de crise há que poupar, mas se tiver a possibilidade de fazer umas férias saiba que Marrocos é um país impar, e com muito para conhecer. Se sempre pensou visitar Marrocos em Turismo, deixamos aqui uma oferta que inclui um circuito por diversas cidades Marroquinas.As grandes vantagens de um circuito organizado por uma
    Viagens Marrocos Todos os anos, milhares de Portugueses procuram viagens para Marrocos nas suas férias. Desde os grupos de jovens, amantes das caminhadas, que visitam este pais de mochila ás costas, aos turistas mais séniores e abastados , que preferem os hoteis de luxo, aos passeios de Jipe e de motas,daqueles mais aventureiros. Publicidade
    Ferias em Malta: Organize você mesmo Poucos Portugueses conhecem a ilha de Malta, mesmo ficando apenas a cerca de 3 horas de distância de Portugal, Malta não é um dos locais mais visitados pelos Portugueses. A verdade é que Malta pode ser um excelente destino para umas férias low cost e os locais a visitar são mais que muitos. Com praias
    Istambul - Escapadinha 3 dias
    Visitar Istambul em 3 dias: voos baratos, hotéis, o que fazer e visitar Istambul é a maior cidade da Turquia e é também a sua capital. Se gosta de boa comida, música e arquitectura, esta cidade é sem dúvida o local ideal para fazer uma escapadela de três dias. Publicidade (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
    Video Viagens Low Cost

Adira à Newsletter

Receba em primeira mão as promoções e oportunidades do momento