Turismo Serra da Estrela

01 Dez, 2010

O turismo na Serra da Estrela, não se resume apenas á serra.Sem duvida que é a serra mais emblemática  de Portugal, como também a maior elevação a ser encontrada em Portugal continental. Situada no Distrito da Guarda, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, esta é a zona de Portugal que faz dos seus impressionantes 1991 metros de altitude uma das suas principais atracções turísticas que, diga-se de passagem, merecem a sua visita.


A Serra da Estrela é popularmente conhecida em Portugal, não só pela sua altitude, mas também pelo facto de ser uma das poucas zonas Portuguesas onde é possível anualmente presenciar a queda de neve durante vários meses. Sendo um fenómeno meteorológico extremamente raro em Portugal, a queda de neve revela-se como motivo suficiente para garantir à Serra da Estrela milhares de turistas a nível anual.

Muitos Portugues procuram hoteis na Serra da Estrela há procura de neve, mas a neve não é a única razão pela qual a Serra da Estrela é um destino Português digno da sua visita, sendo que diversas são as atracções turísticas que captam a atenção de visitantes de todas as partes do País e do mundo:

Castelo Bom

Construído num cabeço de 725 metros da altura, o Castelo Bom encontra-se rodeado por uma muralha conhecida por envolver toda a povoação desta região.

Este castelo foi integrado no reino de Portugal em 1297, e é consequência directa do tão conhecido tratado de Alcanizes.

Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

Este é, por muitos especialistas, considerado como sendo o melhor Museu de Portugal. Este museu está dividido em 3 núcleos: Real Fábrica Veiga; Râmolas de Sol e Estendouros de Lã. É conhecido por albergar alguns dos mais importantes vestígios arqueológicos da história de Portugal, e por isso um ponto de paragem obrigatório a quem por aqui passar.

Castelo Mendo

Concebido nos finais do Séc.XII, durante o reinado de D. Sancho I, o Castelo Mendo é um excelente vestígio arqueológico daquilo que outrora foi um belo exemplar do estilo arquitectónico gótico.

Fauna

A Serra da Estrela é caracterizada por albergar alguns dos exemplares mais raros e impressionantes de toda a fauna Portuguesa. Ao deslocar-se a esta Serra terá a oportunidade de contemplar espécies únicas, como é o caso da rã-castanha, da cobra austríaca e do lagarto-de-água.

Gastronomia

Da Serra da Estrela são originários muitos dos pratos mais emblemáticos e procurados do território Português. Em caso de visita à Serra da Estrela, à sua espera estarão pratos como o Cabrito na Telha, Feijoada de Cabritinho com Grelos, Javali com Feijão, Trutas Recheadas com Presunto, Bacalhau à lagareiro, entre muitas outras delícias.

Conclusão

Como pode ver, muitas são as razões para não deixar de visitar esta localidade tão peculiar do território Português. Quer seja fã do turismo rural ou ambiental, certamente que conseguirá encontrar na Serra da Estrela um ponto de passagem inesquecível.

 
  
Viagens relacionadas
Opiniões sobre este artigo

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas