Tudo o que precisa saber sobre Istambul

21 Ago, 2011

Istambul, uma das cidades mais importantes da Turquia, outrora capital do Império Romano Oriental, tem uma cultura única assente em milhares de anos de históricas batalhas e sucessivas ocupações.Cada vez mais Portugueses procuram viagens para Istambul, especialmente atraidos pela cultura e beleza desta cidade que divide 2 continentes.
 


 

turismo istambul

 
 

Como chegar a Istambul?

 
Infelizmente ainda não existem voos low cost para este destino, pelo que a viagem com partida de Lisboa, fica à volta dos 239, 15 euros, e do Porto por 252, 13 euros, ida e volta pela companhia Iberia. O ideal será optar por um pacote de uma agência de viagens, dado que algumas viagens estão em promoção pela altura do Verão ou se quiser arriscar, optar por uma viagem last minute, ou seja em cima da hora. Pode também optar por um cruzeiro às ilhas gregas que incluam Istambul no roteiro. Fica ao seu critério, planeie bem a viagem, faça um cálculo, com base nas viagens, alojamento, refeições e locais a visitar e verifique o que compensa mais.
 
 

O que visitar em Istambul?

 
– A igreja de Santa Sofia é um dos marcos de Istambul que não pode mesmo perder.

Ir a Istambul e não ver a Hagia Sofia é o mesmo que ir a Londres e não ver o Big Ben. Esta igreja outrora cristã foi modificada para se tornar numa mesquita, resultando numa arquitectura singular e de diferentes estilos artísticos. A nave tem 56 metros estando decorada por grandes medalhões com mensagens do alcorão suspensos no tecto.

– Nas proximidades da igreja situa-se o palácio de Topkapi, a fabulosa residência de sucessivos sultões. No palácio pode ver jóias otomanas, as várias salas e quartos, assim como as bibliotecas e cozinhas, com as suas magníficas colecções de porcelana chinesa. Os jardins são imperdíveis assim como as relíquias de carácter religioso trazidas pelos sultões como o manto de Maomé.

– A Mesquita Azul com os seus azulejos de Iznik que lhe dão o nome é um dos pontos de interesse assim como a Praça de Taskim e a Avenida de Istiklal onde pode passear.

– Dê um pulo ao palácio de Dolmabahçe, ao bairro de Ortakoy, à mesquita de Beyazit e de Sultan Ahmet, ao palácio de Ibrahim Pasa e à Torre Gálata.

– Vá até ao Bazar Egípcio e Grande Bazar, para fazer umas compras diferentes, onde imperam os perfumes, jóias, chás, tapetes, lenços, entre outros tantos objectos do quotidiano. Não se esqueça que os preços são todos negociáveis, não aceite logo o primeiro preço que lhe proponham. Regatear o valor do objecto faz parte da cultura islâmica e turca.

– Não deixe de ir ao Hamman, o famoso banho turco, ou fumar um cachimbo de água num dos muitos estabelecimentos ao dispor.

– Se quiser, pode ouvir música típicas da Turquia vá ao Otantik na Avenida Istiktlal ou dar um passeio de barco pelo Mar de Mármara.
 
 

O que comer na capital Turca?

 
Se tiver um estômago forte, experimente o pequeno-almoço tradicional com azeitonas, pepinos e tomates. Os kebbabs de frango, borrego ou peixe são uma delícia, assim como a sopa de iogurte, o yougurte corbasi. Pode comer também as pizzas tradicionais, a lahmacun ou as tradicionais asas de frango picante. A acompanhar chá, iogurte liquido salgado, o ayran, ou o raki, uma bebida alcoólica à base de anis. A água só mesmo engarrafada, pois a água potável não é muito aconselhada.
 
 

Hoteis em Istambul:

 
A capital Turca tem hoteis de qualidade a bons preços.Deixamos algumas sugestões:

  1. Hotel Artefes (4 estrelas)
  2. Erguvan Hotel (4 estrelas)
  3. Naz Wooden House Inn (3 estrelas)
  4. Hotel Almina (3 estrelas)

 
Pode utilizar a caixa de pesquisa no fim do artigo para encontrar os melhores hoteis e viagens  para a Turquia.
 
Informações úteis para quem viaja para a Turquia:
 
Tem que ter passaporte válido no mínimo por 6 meses e tem que adquirir um visto de turismo, na Embaixada da Turquia em Lisboa, ou, se não for possível, no Aeroporto de Istambul assim que chegar.

A diferença horária é de apenas duas horas e a moeda a lira turca, pelo que terá que fazer o câmbio de euros para liras ou levantar dinheiro através do multibanco. Os melhores meses para visitar Istambul são os de Verão, de Abril a Setembro, mas tenha atenção que o Verão é muito mais quente que em Portugal, por isso leve roupas leves e calçado confortável.

Evite roupas demasiado curtas como calções ou mini-saia, e leve um lenço para tapar a cabeça se quiser entrar na mesquita ou em outros locais religiosos. Respeite a tradição e costumes islâmicos, e lembre-se que durante o Ramadão (29 Julho a 29 Agosto), os crentes só comem após o pôr-do-sol. Tenha atenção aos taxistas, alguns cobram a mais, por se tratar de turistas, por isso para se prevenir peça um táxi na recepção do hotel.

Istambul é uma cidade única, com muito para ver, e para provar, onde os seus costumes e crenças, assim como a riqueza histórica encantam os seus visitantes. Porque espera? Marque já a sua viagem para a Turquia e venha conhecer Istambul.

 
  
Viagens relacionadas

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas