Transportes públicos em Londres: Tudo o que precisa saber

29 Out, 2012

Londres é uma das cidades com maior multiplicidade de culturas e de pessoas.Milhões de pessoas vivem e trabalham na cidade de Londres, mais os milhares de turistas que chegam á cidade todos os dias e para que tudo se possa conjugar harmoniosamente os transportes públicos em Londres são a forma de deslocação mais comum nesta cidade. São vários os transportes que se conjugam desde o mundialmente conhecido underground ou metropolitano, aos autocarros e comboios.
 


 
metro em londres
 
Londres conta com uma extensa rede de transportes todos interligados entre si possibilitando um sem número de opções para chegar a determinado local. Assim que chega ao aeroporto por exemplo pode visitar um dos muitos postos de venda de bilhetes de metro e adquiri aí um passe válido para o número de dias que pretende ficar. Este passe é muito útil porque evita perda de tempo em filas e caso saia na estação errada não tem que voltar a comprar novo bilhete. É muito mais cómodo e económico. Estes passes têm o nome de Travelcard ou Oyster Card.
 
 

Quais as diferenças entre o Travelcard e o Oyster Card?

 
O primeiro é semelhante a um cartão com uma validade limite, depende do número de dias que pretende usá-lo e das zonas abrangidas pelo mesmo. Ou seja, se pretende passar uma semana em Londres de 6 a 12 de Junho, e vai movimentar-se pelo centro da cidade, esse cartão é valido pelos 6 dias da estadia e apenas na zona 1 e 2. Terminando o prazo deixa de ter qualquer utilidade. Ideal para quem já tem planos de visita à cidade e irá usar principalmente o metro.
 
Por outro lado,o Oyster é um cartão mais versátil. É muito semelhante ao nosso Lisboa Viva ou ao Andante, porque trata-se de um cartão recarregável sem limite de validade. Basta carregar com crédito, ou seja dinheiro. Inicialmente tem que ter obrigatoriamente um depósito de 3£, mas ao recarregar posteriormente pode fazê-lo com o valor que for necessário. Este cartão serve não só para o metro, mas também para o autocarro e comboio.
 
 

Preços e custos dos transportes em Londres:

 
Pode ser recarregado em qualquer posto do metro, autocarro ou comboio, ou em qualquer uma das máquinas tácteis disponíveis junto a esses mesmos transportes. As tarifas serão sempre mais económicas do que se comprar um bilhete singular. Por exemplo, uma viagem única tem o custo 4£ e através do uso do cartão fica apenas por 1,9£.
 
Existem várias modalidades deste cartão. Para o visitante, há a possibilidade de adquiri-lo através do site dos Transportes de Londres , podendo este ser enviado para a sua residência, evitando assim o incómodo de adquiri-lo quando lá chegar. Existem também tarifas reduzidas para estudantes e alguns descontos para jovens e crianças.É sem dúvida a melhor opção, uma vez que pode ir usando consoante as necessidades, sem ter que cumprir nenhuma rota em específico.
 
A rede do metro estende-se ao logo de 6 zonas concêntricas para os subúrbios da capital, com 12 linhas de metro, mais o comboio Docklands (DLR) na sua totalidade todas elas com ligações aos comboios urbanos e suburbanos, autocarros e ao aeroporto de Heathrow. Estas linhas estão diferenciadas por cores e o mapa da rede pode ser facilmente acedido via internet em http://www.tfl.gov.uk/, descarregado como aplicação para o seu telemóvel ou pedido em qualquer posto do metro, autocarro ou comboio em Londres. Tudo gratuito para que andar perdido não seja uma opção. Inclusive mapas para andar a pé pela cidade.
 
 

 
 

Para quem visita Londres seja por uns dias, seja por uns meses, é útil saber as principais ligações com os aeroportos existentes em Londres.

 
Heathrow
 
As principais ligações são por metro ou comboio. Por comboio (Heathrow Express) é mais rápido chegar a Londres uma vez que a viagem demora apenas 15 minutos. Por outro lado embora o metro demore muito mais (45 minutos) em termos de preço é mais económico. Depende tudo da rapidez e valor que pretende gastar.
 
Gatwick
 
Aqui só é possível ir de comboio. No entanto existem dois tipos de comboio. O Gatwick Express, que à semelhança do Heathrow Express é mais rápido, mas também mais dispendioso, e o comboio suburbano mais económico, mas também mais demorado.
 
Luton
 
O serviço que faz a ligação a Londres neste aeroporto é o Thameslink. Sai com uma regularidade de 8 vezes por hora e a viagem tem uma duração de 30 minutos. Também pode escolher o autocarro da Green Line, com uma frequência de 1/2 por hora.
 
Stansted
 
Destino de muitos voos low cost ,neste aeroporto existe uma ligação de comboio, a Stansted Express, que tem a duração de 45 minutos aproximadamente. Como alternativa existe um autocarro National Express, embora a viagem até Londres seja mais demorada.
 
Estas são alguns das dicas que deve ter em atenção se pretende visitar ou até mesmo estudar em Londres. Por que espera para começar a planear a sua viagem para Londres.
 

 
  
Viagens relacionadas

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas