Porque é que as mulheres devem viajar sozinhas

03 Mai, 2012

 
Para muitas mulheres, o acto de viajar ou passar umas férias sozinha é uma extraordinária experiência que nunca vão esquecer. Poder ir onde se quiser, sem ter de fazer cedências a ninguém, é a principal vantagem de se viajar sozinho. Muitas mulheres que já viajaram sozinhas , descrevem no como uma sensação extremamente gratificante de liberdade e independência no entanto existem alguns obstáculos durante a viagem, como a solidão e insegurança.
 


 

Embora o titulo seja uma provocação para captar o seu interesse , a verdade é que muitas mulheres são incapazes de viajar ou passar umas férias sozinhas (e alguns homens), especialmente quando falamos de locais longínquos , e culturas diferentes. As razões são diversas, mas muitas prendem se com a insegurança e com preconceito de que uma mulher não pode andar por esse mundo fora, sem a companhia e protecção de um homem. A verdade é que existem culturas e países em que é muito mal visto uma mulher viajar sozinha, podendo mesmo ser vitima de assédio ou de provocações…Isso não quer dizer que não o devem fazer, antes pelo contrário, são este tipo de experiências que nos faz crescer como ser humanos. Para vos ajudar durante as vossas viagens sozinhas, deixamos aqui algumas dicas.
 
mulheres a viajar sozinhas
 
 

Dicas para mulheres que viajam sozinhas:

 
Organize as suas chegadas e partidas durante o dia: Todos sabemos que existem locais bastante perigosos durante a noite, ir para uma estação de comboio deserta a meio da noite é algo que deve evitar. Mesmo uma pessoa bem intencionada que a pretende ajudar, poderá parecer ameaçadora durante a noite.Para que não seja apanhada desprevenida quando chegar a qualquer cidade, garanta que seja durante o dia, assim poderá deslocar se para o seu hotel ou alojamento sem qualquer problema durante o dia.

 
Manter os seus documentos num local seguro: Mantenha o seu passaporte e cartões de crédito num local seguro, na sua mala de mão deve deixar apenas algum dinheiro para os gastos do dia. Será também importante ter cópias dos seus documentos á mão, para que não tenha de ir sempre á sua mochila.
 
Roupa adequada: Dependendo do país para onde viaja, a roupa poderá ser algo a que deve prestar atenção. Em alguns países, especialmente muçulmanos , tente não viajar com roupa muito decotada ou muito curta, pelo menos se andar fora das áreas mais turísticas. Se vai visitar monumentos religiosos, ai a sua atenção deverá ser redobrada. Uma boa dica é vestir se de forma modesta, sem andar com os braços e pernas á mostra…mas tudo depende do país para onde viaja.O ideal é que possa fazer alguma pesquisa acerca do tema antes de viajar.
 
Companheiros de viagem: Saiba que não está sozinha no mundo, existem muitas pessoas que viajam sozinhas, especialmente europeus e norte-americanos.Por vezes é muito agradável juntarmos nos a um grupo para ir conhecer determinado local, ou ir a um restaurante , ou quem sabe apenas beber um copo. Esteja disponível para falar com muita gente e aproveite a possibilidade de conhecer outros turistas e viajantes.Por vezes está num local e pode aparecer a oportunidade de fazer pequenas viagens a locais próximos , se tiver companhia pode ser muito gratificante. Confie sempre na sua intuição…
 
Prevenir o assédio: Muitos podem discordar de mim, mas uma mulher a viajar sozinha num pais asiático ou africano , será certamente o alvo das atenções. Para garantir que não é incomodada existem alguns truques simples que a poderão ajudar , quando não quer dar conversa. Por exemplo, ler um livro ou uma revista enquanto está nos transportes públicos, de alguma maneira protege-a de conversas com estranhos. Outra boa técnica é fingir que não fala a língua, fazendo se despercebida.
 
Bom senso: O bom senso é provavelmente a melhor maneira de se proteger de situações indesejadas durante as suas férias ou viagens. Isto é válido tanto para mulheres como para homens. Não se coloque em situações de risco, andar durante a noite em locais desertos, ou aceitar a companhia de estranhos que lhe trazem alguma desconfiança. Uma vez mais , siga a sua intuição e bom senso.
 

Sites e recursos para mulheres que viajam sozinhas:

 
Nada como conhecer as experiências de outros. De seguida deixamos aqui alguns sites de mulheres que viajam sozinhas, para que possa aprender com as suas experiências.
 
http://journeywoman.com/
http://www.roadtripdivas.com/
http://www.travellady.com/
http://women-traveling.com/
http://www.womenstravelclub.com/
http://stophavingaboringlife.com/cats/solo-female-travel/

 
  
Viagens relacionadas

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas