Férias em Formentera – Um paraíso aqui tão perto

17 Jun, 2012

Formentera é um dos últimos paraísos do Mediterrâneo. Situada entre a Espanha Continental e as ilhas Baleares de Palma de Maiorca ,é um local calmo, ligado ao ecoturismo, onde o visitante poderá passear e relaxar na praia sem a habitual confusão de umas férias em Palma de Maiorca ou umas férias no sul de Espanha. Se procura umas férias calmas e num local de beleza ímpar, Formentera é o local ideal.Um sitio de grande beleza aqui tão perto.
 


 
 

Como chegar a Formentera:

 
praias formentera
 
Para ir para Formentera, a forma mais rápida é ir de avião até Ibiza e depois de barco até à ilha, uma vez que esta não possuiu aeroporto. Se preferir pode ir até Barcelona ou Valência e destas cidades apanhar um ferry. As passagens de avião para Ibiza na companhia aérea low cost Easy Jet têm um custo de 107 euros sensivelmente (bilhete de ida e volta), com escala em Madrid. Se preferir pode ir de automóvel até Madrid e apanhar aí o avião para Ibiza, o custo dos bilhetes é de 53,98 euros (ida e volta).
 
Fica a conhecer duas cidades espanholas antes de chegar a Formentera. Outra das opções é ir no voo low cost da mesma companhia até Barcelona e apanhar depois o ferry para a ilha. O preço dos bilhetes fica por 59,98 euros (ida e volta). Estes preços podem ainda ficar mais económicos se planear e reservar o seu voo com antecedência.
 
 

O que fazer durante as suas férias

 
A ilha da Formentera tem muito por descobrir, desde as suas magníficas praias de areia branca e águas calmas à história e cultura da ilha. Aqui pode praticar os mais diversos desportos aquáticos como mergulho e ver um autêntico bosque submarino, considerado Património da Humanidade pela Unesco em 1999. Visite as praias de Es Cavall d’en Borras, em Salines, uma das primeiras praias de nudistas, Cala Saona, onde o perfume dos pinhais se confunde com o do mar e as praias de Es Caló, Ilhetes, Migjorn, S’Arenal, entre tantas outras. Muitas delas situam-se em enseadas abrigadas, e por isso são muito tranquilas e sossegadas. Pode fazer grandes passeios de mota, bicicleta ou a pé. Existem vários trilhos para o efeito ficando assim a conhecer melhor a ilha.
 
Para descobrir o pouco mais sobre a história e cultura de Formentera, visite a capela de San Tanca Vella, a Igreja de São Francisco Xavier, o Castelo Romano de Can Blai, o povoado Megalítico de Cap de Barbaria, o Jazigo Megalítico de Ca na Costa, o Moinho de La Mola e os Faróis de Cap de Barbaria ou de La Mola. Nestes últimos tem boas panorâmicas da ilha e do mar, sendo que a melhor altura para os visitar será no final do dia. Na capital, Elvissa, vá até ao Museu de Arte Contemporânea, ao Bairro la Marina e ao recinto fortificado Dalt Vila, considerando Património Mundial da Unesco. Em Santa Eulália, o Museu Etnológico, é um local a não perder, pois aí irá descobrir as tradições, costumes e gastronomia da ilha, assim como a Igreja Fortaleza do séc. XVI. Visite também as aldeias de casas brancas de Sant Joan, Santa Agnès e a vila piscatória de Sant Antoni.
 
De noite pode diverte-se num dos muitos bares ou discotecas disponíveis na ilha ou se for mais aventureiro, ir até às grandes discotecas de Ibiza, passar a noite, uma vez que o primeiro barco para Formentera parte às 8h30.
 
 

Hotéis em Formentera

 
hoteis em formentera
 
 

Informações úteis para as suas férias em Formentera

 
Os melhores meses para visitar Formentera são os meses de Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro. Os meses de mais calor são Julho e Agosto, mas normalmente estes são também os meses mais movimentados. Para viajar não é necessário visto, apenas um documento de identificação como o passaporte ou Bilhete de Identidade. A língua mais falada é o espanhol e o catalão, mas na maioria dos estabelecimentos e pontos turísticos também se fala o Inglês, francês, alemão e italiano. A moeda é o Euro, uma vez que a ilha pertence a Espanha e a diferença horária de apenas uma hora em relação a Portugal.

Os horários das lojas e comércio em geral são um pouco diferentes, estes vão das 9h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00, embora muitos estabelecimentos permaneçam abertos até à meia-noite. Os bares e discotecas encerram entre as 3h00 e as 4h00 da manhã. Os barcos para a ilha são de Segunda a Sábado, das 8h30 às 14h00, exceto nos meses de Verão, que encerram aos Sábados.

Emboras as gorjetas não sejam obrigatórias, na ilha existe esse hábito. Normalmente entre os 5-10% do total em bares e restaurantes.
 
 

 
 
Como pode ver, há muito que ver e fazer em Formentera, uma das ilhas mais exóticas e bonitas das ilhas Baleares. Porque espera? Planeie já a sua viagem!

 
  
Viagens relacionadas

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas