Férias de Verão no campo – Tudo o que precisa de saber

15 Jul, 2012

Nos tempos que correm é cada vez maior o número de famílias com dificuldades financeiras, o que acabam por afetar um dos períodos mais ansiados: as férias. Mas ao contrário do que muitos pensam é possível ter umas boas férias, com qualidade e longe da habitual confusão. Apesar da maioria das familias preferir umas férias no Algarve, ou viajar para a Europa através de voos low cost , a verdade é que é possível fazer umas férias diferentes .Já pensou numas férias no campo?
 


 
 

ferias interior de portugal
 
 

Férias no campo: O que fazer?

 
Para além da paz e sossego que encontra, já existem um pouco por todo o país soluções económicas que permitem passar umas férias agradáveis, seja em família ou a dois. O turismo rural pode ser uma das opções. Existem várias quintas que além da estadia, ainda proporcionam inúmeras atividades como participar nas vindimas e produção de vinho, passear a cavalo, ordenhar uma vaca, plantar legumes, caçar, pescar, entre outras. Estas quintas fazem com que aprenda mais sobre a vida no campo, mas também proporcionam momentos de calma e descontração com passeios pedestres ou simples mergulhos em rios próximos ou piscinas naturais.
 
Se tiver um familiar que tenha uma casa no campo e que lhe possa emprestar durante uns dias, é uma boa forma de ir de férias a baixo custo. Mas antes de ir informe-se do que pode fazer à volta, que monumentos visitar, se existem parques naturais próximos para fazer caminhadas ou andar de bicicleta, todo o tipo de atividades. Na serra da Estrela e serra do Gerês existem muitas empresas que se dedicam a proporcionar ao visitante passeios pelas montanhas, ou a organizar atividades radicais como por exemplo saltar de parapente, andar de slide, fazer escalada ou rafting, entre outros desportos radicais. Outras organizam passeios culturais pelas vilas e aldeias históricas de Portugal, que são boas oportunidades para descobrir o artesanato e história do nosso país.
 
Tenha também em atenção os restaurantes e pequenas tascas que estejam próximos do local onde ficar alojado. É normalmente nas aldeias e vilas que ficam no interior, um pouco esquecido, do nosso país, onde se come melhor e também mais barato. Normalmente situam-se em locais pouco conhecidos e não turísticos. As festas tradicionais ou da aldeia como se chamam são também bons programas para a noite. Descubra quais os meses em que estas se realizam e aproveite para se divertir com jogos tradicionais, assistir a espetáculos e quem sabe até mesmo a dar um pezinho de dança com os conterrâneos da aldeia.
 
Para que possa usufruir do pleno contato com a Natureza já pensou em fazer campismo? Seja campismo selvagem ou parques para o efeito, porque não agarrar numa tenda ir para o campo? Desta forma pode apreciar as paisagens naturais, nadar num dos muitos rios e riachos existentes e apanhar uns bons banhos de sol ao som do canto dos pássaros. Se gosta de mais conforto, pode sempre alugar um bungalow, ou uma casa de campo. Pode também ficar em aldeamentos ecológicos, onde tudo é reciclado e biodegradável.
 
Se viaja com crianças, num dos passeios pedestres que efetuar, aproveite para ensinar o básico sobre a Natureza. Decerto que estas terão muitas perguntas para fazer. Pode inclusive fazer jogos tradicionais, como o jogo da macaca, ou recolha de folhas de vários tipos de árvores e flores para fazer um livro sobre as suas férias no campo. As crianças adoram este tipo de atividades. As férias no campo ensinam as crianças a respeitar a natureza e o ar puro e sossego é algo que ajuda a aliviar do stress do dia-a-dia, seja na escola ou no trabalho.
 
Pode também num dos passeios pedestres pelo campo, levar almoço e fazer um piquenique. Não há nada melhor que parar para comer no meio da mata ou floresta, junto a um rio ou cascata. Decerto que a comida lhe parecerá mais saborosa.
 
Se quer umas férias no campo, mas não dispensa a praia, já pensou nas praias fluviais? Existem várias de Norte a Sul, que permitem bons momentos de relaxamento, mas também bons mergulhos. Algumas para além da tradicional areia, tem ainda cascatas fabulosas e situam-se em locais com boas panorâmicas. Neste site poderá saber tudo sobre as melhores praias fluviais em Portugal: http://www.praiasfluviais.com
 
 

Férias no campo:Sugestões

 

 
Como pode ver existem muitas opções para fazer umas férias de verão no campo, longe dos habituais locais turísticos. Muito mais em conta que umas férias nas Caraibas ou umas férias na Disneyland Paris , as férias no campo e no interior de Portugal são uma excelente oferta low cost.Porque espera? Planeie já as suas férias no campo!
 

 
  
Viagens relacionadas

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas