Açores – Guia para umas férias ao ar livre

24 Jul, 2011

Os Açores são o local de eleição para quem deseja passar umas férias em contacto directo com a Natureza. Com várias ilhas para descobrir, cada uma com a sua especificidade e encanto natural que convidam o visitante a demorados passeios sejam eles a pé ou de barco e à exploração da fauna e flora endémica deste arquipélago. Para que saiba o que visitar deixamos aqui os principais pontos de interesse das suas ilhas principais.


ferias no Acores

Turismo nos Açores: Ilha Santa Maria

S. Lourenço é uma estância balnear de passagem obrigatória. Com magnificas piscinas naturais, fica numa encosta dominada pela cultura vinhateira. O pico alto, como o nome indica é o ponto mais alto da ilha, com uma extensa e bela panorâmica de Santa Maria. Dê um pulo à Maia, pequena povoação e seu farol e miradouro, assim como à povoação de Anjos, com o seu pequeno porto, piscina natural e capela histórica. O forte de S. Brás, uma construção do séc. XVI e a capela de Nossa Senhora da Conceição, são outros pontos de interesse, assim como o Museu Etnográfico, onde estão expostos os diferentes trabalhos de artesanato local.Para encontrar os melhores voos para os Açores, faça a sua pesquisa aqui

Nesta ilha são várias as actividades que poderá praticar: pesca desportiva, mergulho, caça submarina, parapente ou então se for uma pessoa mais pacata alugar uma embarcação para dar passeios pela costa, ou fazer caminhadas pela ilha. As festas tradicionais da ilha ocorrem de Abril a Junho (Festas do Espírito Santo) e a 15 de Agosto (Festas da Nossa Senhora da Assunção).

Ilha de São Miguel

Das ilhas mais visitadas dos Açores, com as suas sete cidades e lagoas azul e verde que situam no interior de um gigante caldeira. São várias as lagoas que poderá visitar, no Pico do Carvão, mesmo no centro da ilha, com uma fabulosa vista para o mar, existem algumas.

-A lagoa do Canário, Rasa e a do Carvão, são as de maior dimensão.

-A caldeira da Ribeira grande, com as suas fumarolas é um local obrigatório, assim como o Vale das Lombadas, onde se situa a nascente natural de água mineral, próximo deste local.

-Na caldeira Velha, pode tomar uns banhos quentes. Esta caldeira fica no caminho da Lagoa do Fogo, que situa numa cratera de um vulcão extinto.

-O Vale da Furnas é o local onde se confecciona o famoso cozido à portuguesa nas fumarolas, mas também um local com fontes de água quente e lamas medicinais.

As melhores praias da ilha são a Praia dos Moinhos, em Porto Formoso, Praia do Areal de Santa Bárbara, muito procurada pelos praticantes de Surf, Praia do Fogo e Praia de Lombo Gordo. Para contemplar a fauna e flora características da ilha nada como visitar o Parque Terra Nostra, a Reserva do Pinhal da Paz, o salto do Cavalo, o Pico da Vara, na zona nordeste, sendo o ponto mais alto da ilha, e miradouros envolventes (Salto da Farinha, Pico Bartolomeu, Ponta do Arnel e Ponta da Madrugada).

Os desportos que aqui se praticam vão desde a:

  • pesca desportiva
  •  caça submarina
  • mergulho
  • surf
  • vela
  • canoagem
  • golfe
  • ténis

Os passeios de barco ou a pé são obrigatórios para se conhecer melhor a ilha, e ideais para umas férias em familia e com crianças.

Para um programa mais cultural, vá até à Gorreana e Porto Formoso, onde se faz o conhecido chá preto. Aí poderá visitar algumas das fábricas. O Museu Carlos Machado e o Convento da Esperança, são pontos de passagem obrigatórios. As principais festas realizam-se durante os meses de Verão, nas várias localidades da ilha, de destacar as festas de S. João em Vila Franca do Campo, e as Carvalhadas, dia 29 de Junho, em Ribeira Grande.

Ilha Terceira

Com uma grande riqueza histórica, conheça a Sé Catedral, o Museu de Angra, e os locais naturais de Monte Brasil e Monte Judeu. O algar do Carvão é formado por grutas que merecem a sua visita, assim como as Grutas das Agulhas e as Furnas de Água e do Cabrito. A serra do Cume oferece uma boa panorâmica da ilha, assim como o miradouro do Facho e do Peneireiro. Dê um pulo também à Caldeira de Guilherme Moniz, a maior do arquipélago, Lagoa do Negro, Lagoa das Patas e Jardim Duque da Terceira.

Ilha do Pico

Aqui a escalada ao ponto mais alto de Portugal é obrigatório para quem é aventureiro. Convém recorrer a um guia para a caminhada. Ilha com forte tradição na produção de vinho, o Museu de Vinho e Adega Cooperativa são locais de interesse, assim como Arcos de Cachorro, local rochoso com forma de focinho de cão, Quinta das Rosas, parque florestal e as Lagoas do Capitão, Caiado e Paul. Esta ilha é um bom local para observar baleias, principalmente a partir da aldeia de S. João. Descubra tudo sobre estes animais soberbos e sobre a tradição piscatória do Pico no Museu dos Baleeiros.

Em conclusão,os Açores é um dos melhores destinos de férias em Portugal.Não deixe de visitar os Açores, e conheça um dos mais belos destinos em Portugal.

 
  
Viagens relacionadas
Opiniões sobre este artigo

Deixe a sua opinião




Tema WordPress exclusivo por Sybo (C) 2015 - viagens low cost – Reservar viagens baratas